Mais de 47 mil livros foram vendidos no primeiro final de semana de Feira do Livro de Porto Alegre
- claudiarsfaria
- 4 de nov.
- 4 min de leitura
Crescimento é de 12,58% em relação ao mesmo período de 2024
A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou, nesta segunda-feira (3), os primeiros números da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre: 47.319 livros vendidos entre sexta (31/10) e domingo (2/11). O volume representa um aumento de 12,58% em comparação ao mesmo período da edição anterior, o que demonstra o forte engajamento do público já nos primeiros dias do evento.
“O movimento intenso neste início de Feira comprova a força do encontro entre leitores, autores e livreiros na Praça da Alfândega. Os resultados nos deixam otimistas para as próximas semanas e reforçam o papel da Feira como espaço de circulação da produção literária”, avalia Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Além do aumento nas vendas, o fim de semana foi marcado por ampla circulação de visitantes, além de atividades culturais e de sessões de autógrafos. Centenas de autores passaram pelas bancas e pelos espaços de programação.
Lançamento da 14ª edição do Traçando Histórias
Um dos destaques desta segunda-feira (3) na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre foi o lançamento da 14ª edição do Traçando Histórias, mostra bienal dedicada à Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil. Criado há 25 anos por Cristina Bianchetti e atualmente conduzido por Sônia Zanchetta, o Traçando Histórias foi inspirado em experiências europeias e segue mapeando a transformação do cenário editorial.
O curador desta edição, Peter O Sagae, explica que o propósito da mostra é apresentar um panorama atual e diverso da produção brasileira. “Avaliamos o que tem sido produzido e publicado por grandes e pequenas editoras, tradicionais e independentes, que buscam trazer a arte de vários pontos do país, com toda a diversidade que isso proporciona”, afirma.

Nesta edição, O Sagae convidou inicialmente 20 ilustradores brasileiros — ou residentes no país — e selecionou outros 15 entre os inscritos, compondo um conjunto de 35 artistas. Segundo ele, o Traçando Histórias foi pioneiro no Brasil ao propor uma exposição panorâmica, sem tema pré-determinado, realçando o diálogo entre texto e imagem na narrativa para crianças e jovens.
A mostra abriu também sua programação paralela, que segue nesta terça-feira (4), com palestras ministradas por ilustradores brasileiros. A iniciativa integra a ação de extensão do Instituto Federal do RS – Campus Viamão, em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro.
Smed inaugura estande na Feira
Nesta segunda-feira, também foi inaugurado o estande da Secretaria Municipal de Educação (Smed), instalado entre o MARGS e o Memorial do Rio Grande do Sul. O espaço reforça o compromisso da gestão com a valorização da leitura e da cultura na formação dos estudantes da rede pública. O local receberá, ao longo dos dias de Feira, atividades direcionadas a alunos, professores e famílias.
Durante a abertura, o secretário municipal da Educação, Leonardo Pascoal, ressaltou a importância de aproximar escolas e comunidade do ambiente cultural proporcionado pela Feira.
Parceria para promoção da leitura
No Território dos Parceiros, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) celebrou o lançamento de uma iniciativa de estímulo à leitura e apoio à cadeia produtiva do livro, viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), com presença do reitor do IFRS, Júlio Heck.
A ação prevê formação para mediadores, recomposição de acervos atingidos pelas enchentes e incentivo à produção editorial regional.

Verissimo em destaque nesta terça-feira (4)
O principal evento da programação adulta da Feira nesta terça-feira (4) é a homenagem aos Verissimo, Luis Fernando e Erico.
Às 17h30, na Sala dos Jacarandás (Clube do Comércio), familiares, convidados e músicos participam de uma conversa mediada por Sergius Gonzaga, com intervenções musicais em tributo ao escritor.

Em seguida, às 18h, o Teatro Petrobras Carlos Urbim recebe o Grupo Cerco para a performance “Verissimo Vive – Erico em Antares”, inspirada na segunda parte do romance Incidente em Antares, celebrando os 120 anos de Erico Verissimo.
Durante os 17 dias de programação, até 16 de novembro, o público poderá circular pelas 79 bancas — sendo 66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional. O evento oferece centenas de atividades gratuitas, incluindo sessões de autógrafos, debates, contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas.
As bancas funcionam diariamente das 10h às 20h, e a programação completa pode ser conferida em: feiradolivropoa.com.br/programacao. Acompanhe a cobertura no Instagram: @feiradolivropoa
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari. Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.




Comentários