Feira do Livro de Porto Alegre tem mais um dia de intensa circulação de público e celebra vozes da literatura negra
- claudiarsfaria
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Programação segue até domingo (16) com diversas atrações culturais e gratuitas
A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre registrou mais um dia de grande movimento na Praça da Alfândega, confirmando o entusiasmo do público com a programação literária. Entre os destaques desta quinta-feira (13), o encontro “Da margem ao centro: caminhos possíveis na literatura contemporânea”, reuniu os escritores Jeferson Tenório e José Falero, com mediação de Carolina Panta, em uma conversa potente sobre como histórias pessoais e familiares se entrelaçam às questões sociais, revelando resistências cotidianas e novas perspectivas de representação. O diálogo lotou o Teatro Petrobras Carlos Urbim, consolidando-se como um dos momentos mais marcantes do dia.
Tenório, que já foi vencedor do Prêmio Jabuti com O Avesso da Pele, falou sobre a construção do seu romance De onde eles vêm (2024), que aborda o ingresso de estudantes negros em universidades brasileiras por meio das cotas raciais, sob a perspectiva de um jovem chamado Joaquim. “É visceral a escrita, essa relação com ela, porque não é só você contar uma história, é também se confrontar consigo mesmo, e esse confronto é algo que vem a conta-gotas. A gente que escreve prosa não pode ter pressa: é algo perene, devagar, que te faz pensar quase 24 horas. Você entra em outro mundo – que na verdade é o seu próprio mundo em confronto. Escrever nunca é fácil, sempre é um desafio”, afirmou o autor.
Durante a tarde, o Auditório Erico Verissimo, no Clube do Comércio, recebeu o lançamento da obra Negras mulheres gaúchas, gaúchas mulheres negras, de Carlos Penna Rey, que resgata as trajetórias de dez mulheres negras contemporâneas e entrelaça fatos reais com ficção, destacando a luta e a potência dessas protagonistas em uma sociedade ainda marcada pelo racismo estrutural.
No começo da noite, o Teatro Petrobras Carlos Urbim recebe o Sarau Desagravo – Homenagem a Oliveira Silveira, com Vladimir Rodrigues, Naiara Rodrigues Silveira, Renata Pires e Maria Conceição. A atividade celebra a trajetória do poeta, intelectual e militante negro, em um momento de reverência e memória. O sarau promete resgatar a força da palavra de Oliveira, que segue inspirando novas gerações e reafirmando a importância da literatura afro-brasileira.
Destaques da sexta-feira na Feira do Livro de Porto Alegre
A última sexta-feira da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre reunirá importantes nomes da literatura e da cultura. Entre os destaques, o Teatro Petrobras Carlos Urbim será palco de dois momentos especiais.
Às 17h, acontece o Talk Show Petrobras com a escritora e dramaturga Andreia Fernandes – autora de Quando a Lua Sangra, obra vencedora do Prêmio Carolina Maria de Jesus (MinC/2023) – e os pesquisadores Roberto Sena e Diego Omar da Silveira, organizadores de O Livro das Lendas (2025) e O Livro da Toada (2021). A conversa, mediada pela jornalista Tânia Carvalho, promete um diálogo inspirador sobre cultura, arte e o poder da palavra como instrumento de transformação.
Logo em seguida, às 18h, o palco recebe outro Talk Show Petrobras, desta vez com o nutricionista e mestre em alimentação saudável André Nutrichef, em conversa com Kátia Suman. O encontro abordará o projeto Grãos de Amor, iniciativa que une solidariedade, amor e esperança para promover saúde e bem-estar através da comida e da empatia.
Já na Sala dos Jacarandás, às 17h30, a escritora, jornalista e roteirista Milly Lacombe participa de uma conversa mediada por Nanni Rios sobre o livro Feminismo para não feministas: como o machismo machuca todo mundo (Ed. Planeta). Com linguagem acessível e olhar crítico, Milly propõe uma reflexão sobre igualdade de gênero e os impactos sociais do machismo.
A Feira do Livro de Porto Alegre segue até domingo (16), na Praça da Alfândega, com entrada gratuita e uma programação diversificada que valoriza o diálogo, a literatura e o encontro entre leitores e autores.
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari. Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.




Comentários