top of page
CAM_0001_25_LOGO EDIÇÃO 71_RGB.png

Homenagem a Luis Fernando Verissimo marca a programação desta terça na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

  • Foto do escritor: claudiarsfaria
    claudiarsfaria
  • 5 de nov.
  • 3 min de leitura


Autor é um dos homenageados desta edição, celebrada pelo legado à literatura brasileira

 

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre teve nesta terça-feira (5) um de seus principais destaques: a homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo, um dos nomes celebrados desta edição. Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, entregou para o filho do autor, o músico Pedro Verissimo, a placa que reconhece a “genialidade literária que atravessa gerações” como parte da nossa história cultural. O ato foi seguido de um bate-papo sobre a obra de LVF e de seu pai, Erico Veríssimo, além de uma apresentação musical.


ree

Conduzida pelo escritor e professor Sergius Gonzaga, a conversa contou com a participação de Pedro, que compartilhou as memórias do pai e do avô. Participaram também o autor e compositor Cláudio Levitan e a professora Maria da Glória Bordini que, além de leitores, conviveram com os dois escritores. No bate-papo, listaram alguns de seus livros preferidos e comentaram aspectos das obras que tornam Erico e Luis Fernando duas das principais vozes da literatura brasileira.

“Erico é o construtor da nossa identidade gaúcha”, afirmou Levitan, que destacou Olhai os Lírios do Campo como um dos seus livros preferidos do autor. Os participantes também falaram sobre a personalidade de Luis Fernando, que, apesar de ser sempre muito introvertido, produziu algumas das melhores sacadas sobre a sociedade em suas crônicas. “Acho que isso tem muito a ver com o fato de ele preferir ouvir a falar”, afirmou Pedro Verissimo.

 

ree

O final da tarde desta terça também foi marcado por uma celebração dos 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, com a atividade “Verissimo Vive – Erico em Antares”, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A apresentação, realizada pelo Grupo Cerco, trouxe uma performance teatral inspirada no espetáculo Incidente em Antares, baseado na segunda parte do romance homônimo do autor.


Criançada prestigiou Léia Cassol

Na manhã desta terça-feira (5), as crianças lotaram o Teatro Petrobras Carlos Urbim para o encontro com a escritora Léia Cassol, presença tradicional na Feira do Livro de Porto Alegre. Participando do evento desde 1996, primeiro como vendedora e, depois, como autora, Léia celebrou nesta edição uma marca histórica: o lançamento de sua centésima obra, a primeira de poesias da autora. O bate-papo com os alunos de escolas estaduais girou em torno de seu livro “A Menina do Cabelo Roxo em: O Chá das Maravilhas”, e foi marcado por muita interação, risadas e inspiração literária para os pequenos leitores. “A Feira já faz parte de mim, espero o ano inteiro pra chegar a essa data e poder conversar com as crianças”, comentou a escritora.


ree

Mostra de robótica e teatro na agenda desta quarta (05)

A programação desta quarta-feira (5) na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre traz atrações para diferentes públicos. Pela manhã, às 10h, o Território dos Parceiros recebe a Mostra de Robótica, com a participação de 17 escolas estaduais vinculadas às 1ª, 2ª, 12ª, 27ª e 28ª Coordenadorias Regionais de Educação, em uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Já no início da noite, às 18h30, o Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega, sedia o Circuito Sesc de Literatura com a apresentação de “O Continente de Erico Verissimo”, estrelada por Werner Schünemann.

Durante os 17 dias de programação, até 16 de novembro, o público poderá circular pelas 79 bancas — sendo 66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional. O evento oferece centenas de atividades gratuitas, incluindo sessões de autógrafos, debates, contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas.

As bancas funcionam diariamente, das 10h às 20h, e a programação completa pode ser conferida em: feiradolivropoa.com.br/programacao. Acompanhe a cobertura no Instagram: @feiradolivropoa


Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari. Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.

 
 
 

Comentários


bottom of page